Propaganda

Restringiram a propaganda de cigarros a apenas os lugares onde são vendidos e limitaram um pouco a de bebidas, o que é um avanço, mas ao mesmo tempo que nada é feito contra ofertas de planos ilimitados, que de ilimitados nada tem, das companhias telefônicas, pipocam aqui e alí algumas tentativas, ainda que tímidas, de se limitar a criatividade dos profissionais de marketing. Um recurso conhecido que faz com que a imprensa livre fique cada vez mais dependente de recursos do governo. Tentam assim, mais uma vez, coibir formas da população de se expressar. Ainda bem, muitas das medidas não vingaram. Abaixo alguns comerciais bastante criativos, brasileiros e internacionais.
 
O comercial abaixo um comercial da Sussex Safer Roads, de conscientização a utilização do cinto de segurança. O comercial possui um enorme apelo emocional, sem lançar mão de imagens que possam vir a ofender alguns grupos de pessoas (http://www.sussexsaferroads.gov.uk/).
 
Abaixo um dos meus comerciais favoritos, da Heineken. Sem muita nescessidade de introdução.
 
No dia 15 de setembro de 2010, em São Paulo, a Brastemp e a DM9DDB transmitiram ao mesmo tempo, em 11 emissoras de radio, o spot da campanha “Inspiração muda tudo e a vida fica assim …. uma Brastemp”, onde a mensagem convidava as pessoas a sorrirem para o motorista ao lado.
(Matéria no site da Exame, sobre a campanha, http://goo.gl/BUIA5)
 
Comercial da Ford para o Fusion, de 2009. “Onde você pretende estar daqui 5 anos?”
 
E por último, um dos meus preferidos. Comercial da Vivo com a musica Eduardo & Monica, do Legião Urbana. Um curta-metragem muito melhor que muito longa por aí.
 
Para não perder a viagem: Um vídeo de 2009 produzido pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).
Porque propaganda influi em sua decisão na hora de adquirir um produto, mas não obriga ninguém a comprar produto algum. http://www.youtube.com/watch?v=hPM4vEK7iv4

Deixe um comentário